Seja bem vindo!

Seja bem vindo!
Realizado por: Diana Q. T. de Sousa (1999) - Estudo | Col. Privada (Portugal)

Sente que a Arte Pública tenta contribuir para a definição de uma identidade colectiva?

quarta-feira, 4 de julho de 2007

Questionário: Manuela São Simão

Este questionário tem como objectivo o estudo de novas percepções dos elementos do sistema da arte face ao desenvolvimento das novas tecnologias.


MANUELA SÃO SIMÃO nasceu em São Paulo (Brasil) em 1980, vindo posteriormente para Portugal, onde concluiu, em 2003, a licenciatura em Artes Plásticas_Pintura, pela Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto.
Vive e trabalha no Porto.


1. Qual a sua função dentro do sistema da arte?
M.S.: A minha formação é nas artes plásticas, desenvolvo o meu trabalho pessoal e projectos individuais como colectivos, em diversas áreas das artes, incluindo o design, animação, ilustração, fotografia, etc.

2. Considera a Internet um excelente meio para a divulgação de projectos e publicações digitais de arte contemporânea? Justifique a sua resposta.
M.S.: Sim, penso ser inevitável a necessidade actual da Internet na divulgação de qualquer tipo de publicação e projectos digitais. A Internet com a sua rapidez e economia, acaba por ser o meio que mais justifica a produção artística no suporte digital, seja ela uma publicação ou um projecto de vídeo, por exemplo. A nossa “era da arte digital” acaba por ser um reflexo e um assumir das inovações e melhorias que a comunicação através da “rede” nos permitiu. A questão da “democratização da arte” é uma delas. A recentíssima “web social”, ao permitir a troca de ideias entre artistas de diversos países e culturas através da promoção de fóruns e verdadeiras “tertúlias virtuais” vem incentivar a pluridisciplinaridade artística que tanto caracteriza a produção contemporânea.

3. Tem algum site e/ou blog? Indique, por favor.
M.S.: Infelizmente não tenho nenhum site mas reconheço a sua necessidade e utilidade há mais de 3 anos. Ainda não criei um blog mas penso fazê-lo em breve. O meu trabalho pode ser visto online e para já, nos seguintes links:
http://www.saatchi-gallery.co.uk/yourgallery/artist_profile/Manuela+Sao%20Simao/30924.html
http://verbover.blogspot.com/2005_12_01_archive.html
http://www.exteril.com/exposicoes/2006/53_09dez_manuela_s_simao/1mss.html
http://www.galeriasete.com/index.php?option=com_acervo&Itemid=0&func=viewcategory&catid=136

4. Dos vários espaços de Internet relacionados com arte contemporânea, quais são os seus preferidos?
M.S.:Gosto de todo o tipo de sites de portfolio artístico, assim como publicações de revistas de/sobre arte digitais, e recentemente os blogs, mas acho fundamentais também os sites que permitem a visita virtual e dinamização da actividade por exemplo de um museu ou galeria. Agrada-me a ideia contemporânea do espaço “real” destinado à divulgação do trabalho de artistas, que assume o espaço virtual num site explorando as suas possibilidades enquanto complemento do outro espaço real, que não seja apenas como divulgação do mesmo.

5. Na sua opinião, até que ponto a arte digital pode desvirtuar ou não o conceito de obra de arte?
M.S.: Penso que a arte digital torna se mais um meio de expressão na arte, mais uma ferramenta para transmitir uma ideia. À semelhança do que acontece com as restantes “técnicas” e ferramentas usadas na arte, a digital nunca irá desvirtuar o conceito de obra de arte enquanto não basear a sua necessidade e importância em apenas “virtuosismos técnicos”. Quanto à questão da reprodutibilidade e perda do carácter de objecto único, isso já há muito surgiu com o aparecimento da fotografia, por exemplo que é hoje um dos mais reconhecidos e privilegiados meios de expressão artística contemporânea. Penso que esta questão deve ser entendida como uma possibilidade em si que, devidamente explorada pela criatividade do autor e suas prévias intenções estético-conceptuias, tornam se uma mais-valia na arte contemporânea.


Obrigada pela sua colaboração,
Diana Sousa.

Sem comentários: